Bloguices: Retrospectiva 2016 - Leituras do Ano


Olá Leitores,

Na segunda parte deste post resolvi comentar sobre alguns livros que li neste ano de 2016 e compartilhar com vocês minhas experiências literárias. Então vamos lá!


Minha primeiríssima leitura do ano foi “O Guia do Mochileiro das Galáxias” do autor Douglas Adams. Confesso que foi uma leitura muito louca e divertida e me surpreendi bastante com o livro. Ainda não li os outros volumes, mas estou pensando seriamente em ler o segundo livro no início de 2017.



Eu gosto de ler de tudo um pouco, mas não posso negar que os romances de época vem conquistando meu coração a cada dia que passa. Esse ano li muitos livros desse gênero. Todos que eu li foram da editora Arqueiro, mas há outras editoras no Brasil que possuem títulos desse gênero e que, é claro, estou muito animada para ler nesse próximo ano. Quem acompanha o blog ou meu ig deve saber o quanto sou fã de Julia Quinn e da série Os Bridgertons, porém essa série eu li no ano passado e reli este ano, portanto não comentarei de toda a série em si neste post, apenas do último livro lançado neste ano (mas aconselho as pessoas que querem começar a ler romance de época, começarem por ela, porque, sério! É MUITO BOM).


Bom, os romances de época que li e MAIS AMEI em 2016 foram: “Era Uma Vez no Outono”- segundo volume da série As Quatro Estações do Amor- de Lisa Kleypas;“O Último dos Canalhas” da autora Loretta Chase; “Ligeiramente Maliciosos”- segundo volume da série Os Bedwyns- de Mary Balogh e “E Viveram Felizes Para Sempre” de Julia Quinn. O mais legal é que mesmo que os romances de época possuam aspectos semelhantes, cada livro e cada autora possui sua essência. Todas as histórias se situam num mesmo período, no início do século XIX, porém cada autora introduz seus personagens a esse universo de forma diferente. Em algumas histórias, por exemplo, as mocinhas são rebeldes e ricas, em outras são pobres, determinadas e batalhadoras, em outras são mais contidas e ingênuas...e acho isso muito legal, porque você não fica numa mesmice. E mesmo que haja certas semelhanças (romance estilo "gato e rato", bailes de temporadas, diferenças sociais e etc), a maioria da vezes que abri um livro desse gênero me deparei com personagens cativantes e autênticos, com uma história pra contar, além do romance que se desenrola na trama ( que, no caso, é o tema principal da história). E claro, não posso deixar de mencionar que eu absolutamente amo o período que é retratado e ambientado nessas histórias. Não adianta gente, suspiro horrores ao ler esse livros (risos)


Bom não li apenas romances de época (risos), mas também romances contemporâneos e não posso deixar de citar autoras como Jojo Moyes, Stephanie Perkins e Jenny Han. Amei o livro dessas autoras, Jojo Moyes nem preciso dizer, chorei horrores. E sim! Chorei de soluçar com “Como Eu Era Antes de Você”, mas sério gente, esse livro é espetacular, leria tudo de novo e choraria de novo com certeza. Me diverti muito lendo “Anna e O Beijo Francês” de Stephanie Perkins, achei extremamente fofo, mas me diverti mais ainda lendo as aventuras de Lara Jean no “Para Todos os Garotos Que Já Amei” e P.S.: Ainda Amo Você” de Jenny Han, estes últimos dois livros eu literalmente devorei, acho que foram os livros que li mais rápido neste ano, de TÃO BONS!!!!


Os lançamentos deste ano que mais me empolgaram foram: “A Espiã” de Paulo Coelho, que é um autor brasileiro que admiro e respeito muito. Toda vez que ele lança um livro faço festa, leio com carinho, furo fila de leitura (risos) e nunca me decepciono; e “E Viveram Feliz Para Sempre” de Julia Quinn que é o nono livro da série Os Bridgertons- na verdade, é uma compilação de segundos epílogos dos oito livros anteriores  e uma história extra e inédita de uma personagem muito importante e querida da história, a matriarca Violet Bridgerton- sério gente, me emocionei muito com a história dela.



Fico muito feliz em dizer que li muitos livros bons este ano, pena que não dá pra escrever sobre todos aqui neste post, mas fiz resenha de tudinho!!! E vocês, queridos leitores, podem ficar a vontade no blog, clicar na aba resenhas, escolher um título e conferir as minhas opiniões sobre todas essas leituras e compartilhar também comigo o que vocês leram, dar suas opiniões ou até me indicar alguma leitura pro ano que vem, eu irei amar <3

Então pra fechar segue abaixo um pequeno resumo das minhas experiências literárias de 2016:

Melhor Romance Contemporâneo: Como Eu Era Antes de Você (Jojo Moyes)
Autor Descoberto: H.P Lovecraft (nunca tinha lido nada dele, por que demorei tanto? -risos)
Pior Leitura do Ano: Miniaturista (Jessie Burton) / Cai O Pano (Agatha Christie)
A Leitura Mais Difícil: Mansfield Park (Jane Austen) *OBS: eu amei esse livro, porém é uma trama com diálogos muito grandes, o que deixa a leitura um pouco arrastada, maaaas isso não me atrapalhou, mesmo assim apreciei a história.*


E pra encerrar A MELHOR LEITURA DO ANO vai para ”S” (J.J Abrams e Doug Dorst). Esse livro é espetacular, quem tem e ainda não leu não sabe o que está perdendo. E vocês, qual foi a melhor leitura deste ano de 2016?

Eloise G.F

  

2 comentários

  1. Oii!!
    Adorei os dois posts da retrospectiva!! Amo muito romances de época! É como vc mencionou, apesar das semelhanças dos elementos que formam as histórias do gênero, cada romance de época tem suas particularidades, principalmente,pq cada autora tem seu próprio estilo de escrita e o jeito de conduzir a trama.
    Ligeiramente Casados, foi minha última leitura e não vejo a hora de ler o próximo volume!!
    Sou péssima para escolher favoritos, mas me arrisco a dizer q Como eu era antes de você, foi a grande leitura do ano! Vou levar pra vida ♥
    Abraço!!
    http://bloghistoriasliterarias.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cailes fico feliz que tenha gostado! <3 Adorei Ligeiramente Casados, mas me apaixonei ainda mais por Ligeiramente Maliciosos, ainda não terminei a série mas adorei Mary Balogh <3 E escolher o favortio é difícil mesmo né hahah Nossa Como Eu Era Antes de Você realmente é um livro que marca né, também me apaixonei por essa história!
      Obrigada pelo comentário!
      Abraços!!!!
      <3

      Excluir

Topo