[Especial] Romance de Época: Moda e Costumes [Parte II]


Para aqueles que amam um bom romance de época e possuem certos interesses sobre o modo de vida e costumes vivenciados pelas nossas heroínas, segue algumas curiosidades sobre a época. A primeira parte desse post pode ser acessada AQUI.

*OBS: Eu não irei me limitar a um período ou época específica até porque não sou especialista em moda. O intuito do post é apresentar alguns aspectos e características que foram utilizadas por algumas autoras, mas lembre-se que depende muito da época que o romance é retratado.

No início da Era Romântica, os vestidos possuíam uma forma tubular e eram enfeitados com babados. As roupas masculinas apresentavam calças justas de cintura alta e era comum o uso de cartola. Por volta de 1820,a moda retratava o homem de forma elegante e a mulher mais infantil, com aspecto mais ingênuo e delicado, com fitas, pompons, cachos e chapéus extremamente grandes e folgados. Nesse período era vantagem ser pequena, magra e com cintura estreita. O peito era suprimido ou encoberto por decote alto. Com essas roupas, as mulheres sugeriam frivolidade, que eram características femininas desejáveis.
Topo