[Das Páginas para as Telas] Jane Austen [Parte II]


Em suas obras Jane Austen retrata a sociedade de sua época através de uma narrativa irônica e divertida. Considerada uma das mais famosas e proeminentes escritoras inglesas, suas obras são populares e lidas no mundo inteiro, com diversas adaptações para o teatro, cinema e tv. Nessa coluna apresentarei algumas das adaptações, tanto de séries como de filmes, que são baseados em suas obras. Esse artigo foi dividido em duas partes, a primeira pode ser acessada AQUI e retrata adaptações de Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade e Mansfield Park.



Emma – é um romance que retrata a história de uma jovem bonita, rica e muito inteligente chamada Emma Woodhouse. Tem como hobby manipular a vida das pessoas que a cercam e planejar encontros e possíveis casamentos. Em alguns momentos Emma é muito madura, em outros comete muitos erros devido aos seus maus julgamentos. O romance “Emma” já foi um objeto de muitas adaptações, inclusive séries.

Resenha: A Espiã


A Espiã
Autor: Paulo Coelho
Editora: Paralela
183 páginas

A Espiã retrata a história de Mata Hari, uma famosa dançarina que seduzia plateias com suas danças exóticas e ao mesmo tempo as chocava ao se despir em público em suas apresentações. Uma mulher forte, ambiciosa e obstinada, que preferia ser livre a seguir as regras e costumes de sua época. Ela foi uma figura à frente do seu tempo e ao longo dos anos se transformou em uma espécie de símbolo de ousadia feminina. Mata Hari era desejada, admirada e muito invejada. Mas sua vida não se limitou a dança, ela também era uma cortesã, sendo amante de diversos militares e políticos que em troca de sexo a mimavam com dinheiro, jóias e outros bens.



“[...]a memória é um rio que corre sempre para trás.”- pg. 27

O romance é narrado em primeira pessoa em forma de uma carta/diário que Mata Hari escreve ao seu advogado, nas vésperas de sua execução na França, por ser acusada de espionagem durante a Primeira Guerra Mundial. Na carta, a dançarina relembra sua vida, suas escolhas e decisões, e relata toda sua trajetória desde alguns acontecimentos de sua infância, dificuldades e traumas que sofreu na vida adulta como também suas experiências como a famosa e exótica bailarina e cortesã de Paris.
Topo