Resenha: A Cabana


A Cabana
Autor: William P. Young
Editora: Sextante / Arqueiro
240 páginas

A Cabana retrata a história de Mackenzie Allen Phillips, um homem que viveu durante alguns anos atormentado por uma profunda tristeza ocasionada pela perda de sua filha mais nova, Missy.


A Grande Tristeza de Mack tem origem quando ele e três de seus filhos resolvem passar um fim de semana em um acampamento para aproveitar os últimos dias de férias. No entanto, no final da viagem ocorre um incidente e sua filha mais jovem é raptada, sendo encontrado apenas alguns indícios de que ela fora assassinada em uma cabana abandonada. Infelizmente, o corpo da menina não é encontrado e nem o assassino localizado. Apesar de receber um grande apoio de sua família, Mack não consegue superar a dor e a culpa que o envolvem. E após esse episódio ele acaba se distanciando de Deus, acumulando raiva e indignação pela perda de sua filha.

“Estava sozinho, mas não solitário. ” – pg. 39

Depois de quatro anos, Mack recebe um bilhete misterioso que o convida a voltar a cabana. Confuso, Mack acredita, de princípio, que seja uma brincadeira de mau gosto ou até mesmo uma mensagem do assassino (pois a cabana foi o local que aconteceu a tragédia). Porém, as circunstâncias que a carta chega em sua caixa de correio faz Mack pensar na possibilidade de ser uma carta enviada por Deus. Mesmo cheio de receios e desconfiança, Mack decide enfrentar o desafio e seguir até a cabana. Porém, ele não fazia ideia que o que encontraria lá, mudaria a sua vida para sempre.


“Há ocasiões em que optamos por acreditar em algo que normalmente seria considerado absolutamente irracional. Isso não significa que seja mesmo irracional, mas certamente não é racional. Talvez exista a supra-racionalidade: a razão além das definições normais dos fatos ou da lógica baseada em dados. Algo que só faz sentido se você puder ver uma imagem maior da realidade. Talvez seja aí que a fé se encaixe. ” – pg. 61


O livro é narrado em terceira pessoa por Willie, amigo de Mack, que relata sobre os erros do amigo cometidos no passado, a vida antes e depois de Missy e o encontro de Mack com Deus. De fato, é um livro que traz inúmeras mensagens sobre a vida, o Criador e as pessoas. Um dos pontos abordados na história que considero mais interessante é a forma que o ser humano julga sobre o que é certo e o que é errado e as consequências provocadas por esses julgamentos em nossas vidas.

“Então é você que determina o que é bom e o que é ruim. Você se torna o juiz. E, para tornar as coisas ainda mais confusas aquilo que você determina que é bom acaba mudando com o tempo e as circunstâncias. E, pior ainda, há bilhões de vocês, cada um determinando o que é bom e o que é ruim. Assim, quando o seu bom e seu o ruim se chocam com os do vizinho, seguem-se brigas, discussões e até guerras. ” – pg. 122

Os pontos de vista e reflexões do autor são pertinentes e inteligentes, percebe-se que é uma pessoa estudada, que busca compartilhar o seu sentimento e relacionamento com Deus. Em uma breve pesquisa que fiz na internet, percebi que há pessoas que pegam (ou evitam) esse livro para ler com receio de estar pecando ou de estar agindo contra a sua igreja. Primeiramente, vamos lembrar que nós não estamos nos tempos das cavernas, a leitura é um ato saudável que promove conhecimento. Esse livro traz uma mensagem muito bonita a respeito do Amor (sim, principalmente do Amor), bondade, generosidade, relacionamento, confiança em Deus, perdão e superação. Lembre-se que é uma ficção, você não precisa concordar ou acreditar em tudo que está ali, mas você pode sim, levar para sua vida as mensagens positivas, reconfortantes e bonitas que estão inseridas no texto desse livro. Acredito que o autor não quis atingir apenas aos cristãos, mas pessoas que seguem outras religiões, gente que já confiou, porém por algum motivo (que seja semelhante ou não das razões do Mack) perdeu a fé, e até mesmo pessoas que não acreditam em nada. Sob o meu ponto de vista, a intenção desse livro é compartilhar o imenso amor e bondade do Criador de uma forma que atinja a todos sem se prender a uma religião específica. Não se trata de religião e sim da sua relação com Deus, de como lidar com os problemas ao seu redor, como retomar ou até mesmo iniciar essa conversa e vínculo com o Pai.

“Sou muito mais do que isso, sou acima e além de tudo o que você possa perguntar ou pensar. “ -  pg.88


“Todo amor e relacionamento só são possíveis para vocês porque já existem dentro de Mim, dentro do próprio Deus. O amor não é a limitação. O amor é o vôo. Eu sou o amor. ” – pg. 91



“Acho que passo muito pouco tempo no presente. Passo grande parte dele no passado, mas na maior parte do tempo estou tentando adivinhar o futuro. “ –pg. 129

Assisti o filme nessa semana e achei muito bom. A produção foi fiel aos personagens e história, porém assim como a maioria das adaptações, a trama é retratada de uma forma bem sucinta e leve. Se você quer conhecer realmente essa história aconselho a ler o livro, que é muito mais profundo e tocante. 

Em suma, A Cabana te faz embarcar em uma história linda, emocionante e repleta de mensagens de amor e perdão. É uma verdadeira reflexão sobre as pessoas, suas atitudes, julgamentos e relação com Deus. Super recomendo!



Eloise G.F

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo