[Bloguices] Desafio para o mês das Bruxas


Olá pessoal, Tudo bom?

Pensando em aproveitar o mês do horror, eu e o ig @charlitto_ogami criamos uma tag literária especial para esse mês. Aproveita que o Halloween está chegando e marque seus amigos tanto em blog como ig. Você pode responder tudo em um único post ou fazer um post diário para responder cada item. 

A ideia do nome do desafio está relacionada com o som tema do filme Sexta Feira 13. Segundo o compositor Harry Manfredinia, a frase “ki, ki, ki, ma, ma, ma”, está ligada diretamente à voz de Jason dizendo “kill, kill, kill, mom, mom, mom” dentro da mente de sua mãe. E nada melhor para simbolizar esse desafio de terror do que o icônico serial-killer Jason Voorhees, certo?


Lembrando que as respostas para o desafio estão relacionadas não apenas ao gênero de terror, mas também ao suspense, então nem adianta correr. Confira abaixo minhas respostas:



Dia 1: Livro de terror com o melhor monstro ou vilão.
Histórias com vampiros sempre me chamam atenção, mas o Drácula de Bram Stoker é, definitivamente, o livro que mais amo do gênero. Inclusive, já li essa obra duas vezes, e pretendo fazer uma releitura neste mês. O livro de Stoker foi escrito em 1897, (120 anos atrás), no entanto antes de escrever Drácula, o autor passou vários anos pesquisando folclore europeu e as histórias mitológicas dos vampiros. Há especulações de que Stoker possa ter se inspirado no cruel Príncipe Vlad Tepes (O Empalador) que governou o território correspondente a atual Romênia. O pai de Vlad era membro de uma sociedade cristã romana (de Roma) chamada Ordem do Dragão, criada por nobres da região para defender o território da invasão dos turcos otomanos. Por isso seu pai era chamado de Dracul (dragão), e, por consequência, Vlad passou a ser chamado Draculea (filho do dragão). No entanto, a palavra “dracul”, também possuía um segundo significado (“diabo”) que foi aplicado aos membros da família Draculea por seus inimigos e por camponeses supersticiosos. O Conde Drácula se tornou o monstro fictício com maior número de aparições na mídia (na literatura, nas novelas, cinema, jogos, quadrinhos e etc).


Dia 2: Livro de terror/suspense clássico
Frankenstein-Essa é uma história que li há muuuuuuuuuuuuuuuito tempo atrás e estou louca para reler, principalmente nessa edição linda da DarkSide Books. 


Dia 3: Melhor plot twist (reviravolta no enredo) de um livro de terror/suspense
Eu amo o desfecho do conto O Gato Preto de Edgar Allan Poe, claro que não vou dar spoiler, mas super recomendo a leitura desse conto. É uma história que te prende do início ao fim. É macabro e brutal, mas acima de tudo, espetacular.


Dia 4: Crie uma torre com 5 livros de terror/suspense indispensáveis
Então...não consegui escolher apenas 5, coloquei 6 (tenho certeza que devo ter me esquecido de mais alguém)

Segue minha listinha:

🐙H.P. Lovecraft🍷Anne Rice 💀Mary Shelley
💀Edgar Allan Poe🍷Bram Stoker🎈Stephen King



Dia 5: Seu escritor de terror/suspense favorito.
Edgar Allan Poe, nem preciso dizer o quanto amo esse homem né gente. Leiam os contos dele porque vale Muito a pena. Estou participando esse ano da tag #12MesesdePoe criado pelo Blog Anna Costa e pretendo ler/reler todos os contos e poemas proposto desse desafio. Não conhece Poe? Então pegue um conto pra ler, tem uns que tem apenas umas 17 páginas. Venham ler e conhecer o quão incrível ele é. 


Dia 6: Mais assustador versus Menos assustador da estante.
Eu adorei esse item, pois percebi que há muitas pessoas que conheço que evitam ler um livro de terror ou suspense porque tem medo, mas eu lhes pergunto: todo livro de terror e suspense é assustador? Na minha opinião não, claro que livros desse gênero apresentam uma ambientação mais sombria, as personagens são perturbadas ou perseguidas ou às vezes os próprios monstros são os protagonistas. Mas isso não quer dizer que todo o livro desse gênero será de fato assustador.

Eu escolhi Entrevista Com o Vampiro de Anne Rice menos assustador porque é um livro que fala sobre a história de um vampiro (Louis), que relata como se tornou essa sombria criatura e toda sua trajetória ao lado de outros vampiros. Eu adorei a leitura, mas é um livro que aborda muito mais história do que ação por exemplo. No entanto, não deixa de ser um livro excepcional. Anne Rice sempre será a rainha dos vampiros.


Agora, a obra O Vilarejo de Raphael Montes foi um livro que, de fato, me assustou, e vou lhe dizer por que? A história em si me deixou mais angustiada do que amedrontada, porém o desfecho me deixou bastante assustada, as últimas páginas me deixaram arrepiada. Assim que li o final, fechei o livro rapidamente. O engraçado é que esse foi um dos motivos que fez eu adorar a obra!

Eu gostei tanto desse item que pensei que seria interessante fazer um post especial nesse mês sobre esse assunto, sobre o que é mais assustador ou menos assustador, claro que isso também depende de pessoa pra pessoa, eu por exemplo, não consigo ler livros ou filmes com exorcismo, pois me dá muito medo dessas coisas (mas eu me atrevi a assistir Invocação do Mal....três vezes , vai entender, até hoje de noite imagino uma senhora atrás da minha porta). Mas enfim acho que é um assunto bacana para desenvolver em um post futuro, o que acham?

Dia 7:Estante do Terror - fotos das prateleiras com seus livros de terror e suspense.
Bom, eu tento organizar minha estante por temática e meus livros de terror, suspense e thriller ficam no terceiro nicho. Infelizmente eu estou apenas com uma prateleira no quarto, o resto dos livros eu coloco em um rack. No topo eu coloco parte dos meus romances, no segundo, coleção Harry Potter (Eu coloquei Srta Peregrine nesse compartimento porque são jackets e morro de medo da minha sobrinha rasgar >.<), o terceiro de terror e suspense, como Neil Gaiman tem uma pegada mais sombria decidi colocá-lo ali também, e no quarto e quinto variei entre distopias, aventura, detetive e quadrinhos.







É isso espero que tenha gostado pessoal! Quem fizer não esqueça de mencionar nos comentários para eu ir conferir suas respostas e de colocar a hashtag #desafiokikikimamama <3

Bjokas e ótima semana!!!
Eloise G.F






Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo