[Dicas da Eloise] Trick or Treat –Mais Assustador vs Menos Assustador


Olá leitores, tudo bom?

Halloween está se aproximando e logo logo o mês do horror chegará ao fim. No post de hoje pretendo abordar um tema que venho debatendo muito com alguns amigos, tanto os que gostam como os que não gostam do gênero de terror. Como muita gente não lê esse tipo de livro porque tem medo, resolvi montar um post selecionando alguns livros da minha estante que considero assustador e não muito assustador (claro que isso depende muito de pessoa para pessoa, talvez uma coisa que me dê medo ou susto seja tranquilo para você e vice e versa), mas achei bacana abordar sobre esse assunto. Vou selecionar apenas alguns, portanto sintam-se a vontade para complementar o post nos comentários, vou amar ler suas opiniões e dicas. OBS: não vou inserir livros clássicos nesta lista, tipo Poe e Lovecraft, porque farei um post a parte sobre eles, ok? Então bora começar!


*Assustadores:*

IT, A Coisa, foi um livro que demoreeei muito para ler, porém não vou negar que amei cada página lida. O livro é incrível e tem uma narrativa impecável. Muitas pessoas têm medo do livro por causa do Palhaço Pennywise, mas sinto informar que, além dele, há também outras coisas realmente assustadoras. Há muitos momentos de tensão e aflição na trama. Contudo, o livro não é todo momento assustador, o autor constrói muito bem toda a vida de cada personagem. O grupo de amigos não tem que lidar apenas com os problemas que circundam Derry, como também precisam enfrentar seus próprios dilemas, sem mencionar que há muitos alívios cômicos na trama.


O Vilarejo foi um livro que li numa tarde. É uma leitura fluída, envolvente, porém perturbadora e violenta. O final desse livro me assustou muito, de verdade. Até hoje me lembro desse desfecho. Porém, isso só me deixou ainda mais interessada em ler outros livros do autor, pra quem gosta do gênero precisa conhecer.


Entre Quatro Paredes e A Torre do Terror não são livros tãaaao assustadores, mas acredito que daria medo em pessoas que não estão tão acostumadas com o gênero. O primeiro me deixou mais perturbada do que assustada, Entre Quatro Paredes é um terror psicológico e um pouco claustrofóbico, porém não posso negar que a trama desse livro é incrível. Já A Torre do Terror me surpreendeu e muito. A autora construiu uma narrativa inteligente e impecável com direito a muito suspense e mistério.



O último livro da minha lista é o Evangelho de Sangue que foi super indicado pelo ig @charlitto_ogami Ele retrata o livro de Clive Baker com um ambiente carregado e repleto de torturas extremas, seres sobrenaturais, magia negra e criaturas assustadoras. Para quem conhece o filme Hellraiser, este livro aborda de forma mais detalhada a ordem dos cenobitas, tendo como foco o sacerdote do inferno, conhecido como Pinhead, vilão do filme. Bom, eu tenho um medinho dos cenobitas, então já deu para perceber que esse livro será tenso. (Confira também resenha Hellraiser no blog TriploBooks escrita pelo Charlitto Ogami)


*Menos Assustadores:*

Eu selecionei dois livros do Neil Gaiman que se encaixam no gênero terror/fantasia. O Livro do Cemitério e Coraline são livros que todo mundo deveria ler, tudo bem que sou suspeita a falar, porque amo esse cara. Pra quem não sabe Neil Gaiman é um dos poucos autores contemporâneos que explora sem receios temas sombrios e psicoemocionais em livros infanto-juvenis. Suas obras transitam entre a fantasia e o medo, e abordam temas como a morte, mitologia, psicologia e terror. (veja também: [Especial] Terror - Neil Gaiman, a Arte do Medo)



Entrevista com o Vampiro é um livro excepcional que relata a trajetória do vampiro Louis. O leitor imerge em um universo vampiresco repleto de violência, erotismo e muito sangue. Contudo a obra aborda mais a história e os dramas de Louis do que ação por exemplo. Claro que isso não tira os méritos desta obra maravilhosa. É um livro que todos deveriam conhecer.


O último da lista é o livro Em Águas Sombrias, um suspense psicológico intrigante e repleto de mistérios.  O leitor imerge em um verdadeiro quebra-cabeça, em uma trama com mortes misteriosas, misticismo e um passado sombrio.


Bom, espero que tenham gostado das dicas, mais uma vez fiquem a vontade e compartilhem comigo sugestões de leituras (mais assustadoras e menos assustadores) aqui nos comentários.

Bjokas!!!
Eloise G.F

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo