[Resenha] Escândalos na Primavera


Resenha: Escândalos na Primavera
Série: As Quatro Estações do Amor – Vol. IV
Autora: Lisa Kleypas
Editora: Arqueiro
224 páginas

*OBS: a resenha não contém spoilers desse ou volumes anteriores. *

No quarto volume da série nos deparamos com a história da sonhadora Daisy Bowman. A irmã mais jovem de Lillian (protagonista do livro Era Uma Vez no Outono) recebe um ultimato de seu pai, Thomas Bowman, de arranjar um pretendente adequado naquela temporada, caso contrário teria que ser forçada a se casar com Mathew Swift. Daisy se desespera pela sua atual situação. Ela lembra que Mathew é praticamente uma cópia de seu pai, afinal ele é seu braço direito e Thomas o considera como um de seus próprios filhos. Swift é um homem frio e controlador que só pensa em trabalho, e tudo o que Daisy menos queria era se casar com um homem de negócios. Portanto, convoca a ajuda de sua irmã e amigas para arranjar um marido o mais rápido possível e se ver livre do pretendente que o pai escolhera. 

“A maioria das pessoas não se distingue por grandes feitos, mas por um número infinito de pequenas coisas. Sempre que você faz algo bom ou faz alguém sorrir, isso dá sentido à sua vida. Nunca duvide de seu valor, minha cara. O mundo seria um lugar triste sem Daisy Bowman.” 


“Ao longo dos anos, os esforços de Bowman para mudar Daisy encontraram uma valente resistência. A filha gostava de ser como era. Tentar muda-la era como reunir um bando de borboletas. Simplesmente impossível.” 

“Com seus olhos exóticos cor de canela e suas expressões imprevisíveis, Daisy Bowman parecia saída de uma floresta encantada habitada por criaturas míticas.” 

O que Daisy não esperava era que ao rever Mathew sentisse uma desconfortável atração por ele. Ela não sabia se ele tinha mudado ou se seu olhar e gosto tinham se transformado ao longo dos anos, mas uma coisa estava certa, Mathew mexia com seus sentimentos. No entanto, uma dúvida paira no ar: Swift também está verdadeiramente interessado por Daisy ou estaria executando um papel para conquistar seus próprios interesses na empresa? 

“Daisy se perguntou se algum homem lhe olharia daquela maneira , como se segurasse um tesouro nos braços.”  

“Por que todos sempre falam que as mulheres são tão ilógicas, quando os homens são cem vezes mais? Primeiro querem, depois não querem. Tomam decisões irracionais baseados em segredos que se recusam a revelar e ninguém deve questioná-los porque a última palavra é deles.” 

Foi uma experiência maravilhosa acompanhar a trajetória de Daisy e conhecer mais de sua personalidade doce e fantasiosa. A jovem que sempre preferia estar lendo um bom romance ao invés de estar conquistando um bom partido em um baile finalmente amadurece e segue seu caminho. O romance de Daisy e Mathew é retratada de uma forma primorosa e delicada. Além do mocinho trabalhar para seu pai, ele também esconde um segredo sobre seu passado, por isso há um leve receio sobre suas verdadeiras intenções com Daisy, no entanto, independentemente disso, os dois passam juntos momentos muito especiais, resultando em cenas divertidas, sensuais e românticas.

“Ao longo dos anos colecionei mil lembranças suas, cada olhar, cada palavra [...]” 

“Talvez, apesar de tudo que ouvira sobre o ideal de um casamento perfeito, isso não existisse. Talvez cada casamento fosse único.” 


Acredito que Lisa Kleypas escolheu habilmente, em sua série, o par ideal para cada mocinha, resultando em uma combinação perfeita com suas personalidades. Não tenho palavras para descrever o desfecho desse livro, mas afirmo que Kleypas fechou com chave de ouro a história dessas quatro amigas que sempre ficavam sentadas nos bailes na expectativa de pelo menos receber um convite de dança. Me emocionei, me arrepiei e fiquei com gostinho de quero mais. 

“-Eu nunca viverei longe de vocês. Quero que sempre fiquemos juntas. Não suportaria perder nenhuma de vocês."
Ela sentiu o dedo de Annabelle tocar sua perna afetuosamente.
"-Daisy, nunca se pode perder uma verdadeira amiga.” 


“[...] devemos lhe dar o crédito de não tratar o amor como jogo. Poucos homens têm a capacidade de apreciar a sinceridade em uma mulher.
-Eu tenho- disse Swift sucintamente.
-Pelo visto, sim [...]”

“Para Daisy, o amor não era uma emoção com a qual se deveria ter cautela. Queria se entregar totalmente a ele, com confiança e pura honestidade...” 



Lembrando que esse ainda não é o último volume. Há o spin-off “Uma Noite Inesquecível” que retrata a história de um dos irmãos de Lillian e Daisy, Rafa Bowman. E, além desse livro, há um romance considerado o zero que antecede a série e que não foi lançado aqui no Brasil, denominado “Again The Magic”, que retrata o romance da irmã de Westcliff, Aline Marsden com John McKenna, e como história secundária, o romance da outra irmã do conde, Olivia Marsden com Gideon Shaw. Ambos os casais são mencionados no livro Era Uma Vez no Outono, volume dois da série. A história de Aline também é mencionada, de forma bem sutil, nesse volume.


“Com seu gosto por histórias com reviravoltas dramáticas e personagens com passados misteriosos, era de esperar que não tivesse um noivado tranquilo e comum.”

Um ponto que preciso mencionar sobre a série é que sempre achei muito divertido as cenas das quatro amigas juntas, mas Lillian se superou dessa vez. Ela é minha personagem favorita e me diverti horrores com ela no papel de irmã protetora. Outro ponto que gosto dessa série é o fato da autora apresentar não apenas a nobreza, mas outras classes sociais, pontuando sempre as diferenças e preconceitos em relação as pessoas que batalharam e trabalharam para conquistar seu espaço e dinheiro daqueles que nasceram num berço de ouro. Em suma, devo confessar que Daisy foi uma personagem que me surpreendeu muito, adorei ter acompanhado todo seu amadurecimento na trama, aspecto que foi muito bem conduzido no romance. Foi uma leitura agradável, suave, divertida e tocante. Super Recomendo a leitura desse livro como de toda a série.


Eloise G.F

2 comentários

  1. Amei sua resenha, fiquei muito interessada, dica anotada :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom, muito obrigada. Essa série é ótima, vale muito a pena :D

      Bjokas!!!

      Excluir

Topo