[Resenha] Ligeiramente Escandalosos


Resenha: Ligeiramente Escandalosos
Autora: Mary Balogh
Editora: Arqueiro
288 páginas

No terceiro volume da série acompanhamos a história da ousada e impetuosa Freyja Bedwyn. Assim como os outros membros de sua família a jovem exala arrogância e prepotência por onde passa. No entanto, Freyja é um tanto diferente das outras mulheres de sua época. Ela valoriza sua independência e fala e faz o que quer. Na verdade, Freyja não liga muito pelo o que a sociedade pode falar dela, já passou da “idade ideal” para se casar, e não se preocupa com isso até porque nenhum pretendente lhe despertou algum tipo de interesse e também porque ainda guarda cicatrizes de um antigo amor. Contudo, a vida de Freyja começa a ficar muito mais interessante quando seu caminho se esbarra com de Joshua Moore, o marquês de Hallmare.

“Não sou coração, muito menos seu encanto.” 


O romance que envolve Freyja e Josh é arrebatador e repleto de desejo. Freyja, de fato, é uma personagem que marca e que impressiona pelo seu modo de ser. Já vi várias mocinhas com personalidade forte e fora do padrão da época, mas Freyja é virada do avesso. Ela sabe que não é uma beldade, que sua idade já está avançando, que tem uma língua afiadíssima que chega assustar as pessoas ao redor, porém não se importa com nada disso, pelo contrário, Freyja se valoriza e gosta de si mesmo. Ela é confiante, independentemente de suas fraquezas. Finalmente me deparei com uma personagem que não espera para resolver as coisas, ela não tem papas na língua, vai direto ao ponto.

“-Lady Freyja- comentou Joshua com suavidade-, sou quase levado a acreditar que está tentando me desprezar de forma deliberada.
-Lady Hallmere- disse Freyja-, sou quase levada a acreditar que talvez tenha alguma inteligência. ”

“-Uma donzela vinking parada na proa do navio viking- disse o marquês.-Você teria inspirado um barco cheio de guerreiros a abrir caminho até a praia e conquistar uma nova terra. “



Os primeiros encontros de Freyja e Josh são repletos de discussões e provocações, no entanto em meio a brigas e alfinetadas nasce uma amizade verdadeira e eles acabam se divertindo muito à custa da sociedade, até que uma dessas brincadeiras leva a uma situação muito séria: Joshua propõe a Freyja um noivado de mentira com intuito de evitar uma artimanha de sua tia para se casar com sua própria prima. Tudo parece muito divertido e engraçado, mas as coisas começam a se complicar e eles tem que saber como desfazer isso antes que tenham que assumir responsabilidades que não estavam em seus planos. A relação dos dois foi o que mais me chamou atenção nessa história, pois foi um romance que beirava do desejo ao respeito, do carinho a cumplicidade e acima de tudo de uma linda e sincera amizade para o que logo se tornaria amor.

“-Coração [...] Você fica ainda mais atraente quando está furiosa.”


“-Se está imaginando- disse ela em um tom severo- que vou ficar sem reação enquanto você abusa de mim em nome do realismo, lhe adianto que está enganado.” 




“Estou começando a achar que sua risada e seus modos despreocupados são máscaras que você usa. O que ainda não decidi foi se essas atitudes não escondem nada ou se há uma pessoa atrás delas que eu não reconheceria se a encontrasse sem o disfarce.” 


Além da história dos protagonistas, a autora dá um maior destaque a alguns personagens da família que apareciam pouco e cujas histórias estarão nos próximos volumes, sem deixar de mencionar e relembrar as personagens e suas histórias de volumes anteriores. Outro ponto interessante e emocionante da trama é o fato da autora inserir uma personagem como Prue na história, algo que não tinha visto ainda em um romance de época (mesmo que no primeiro volume já houvesse retratado algumas pessoas como "incapazes", achei diferente a abordagem nesse livro). Prudence Moore é a prima mais nova de Joshua e é considerada aos olhos da sociedade como “incapaz” (não irei revelar muito para não dar spoiler), apesar de ser uma personagem que aparece pouco, ela se destaca pelo seu amor incondicional pelas pessoas ao seu redor e pela vida. É realmente lindo o amor de Joshua por Prue, a forma que ele se preocupa e a protege, deixando claro que ela não tem nada de incapaz, e sempre destacando a jovem fascinante que ela é. Sinceramente, acho que seria maravilhoso ter um livro apenas dessa personagem. O leitor não se sente perdido na leitura, eu mesma li o segundo volume há algum tempo e revisitei a família Bedwyn como se estivesse lido os dois primeiros nesse mesmo mês.

“-Temos a tendência a ver as pessoas com capacidade física e mental diferente como se fossem criaturas dignas de pena, com defeitos ou incapacidades. [...] Conheci uma pessoa cega que sentia o mundo com tanto encantamento que me deixou envergonhado de minha própria limitação. Prue é feliz e transborda amor...E essas são características que perdemos juntos com a infância.” 

“Talvez não devêssemos temer por pessoas como Prue e sim por aqueles que, como nós, foram ensinadas a não confiar uns nos outros.” 

Mary Balogh, assim como outras autoras do gênero, gosta de compartilhar o universo de sua história em outros livros. Temos, por exemplo, a história e romance de Kit Butler (antigo amor de Freyja) narrado no livro “Um Verão Inesquecível/A Summer To Remember”. Também podemos conhecer a história da ex-preceptora de Freyja e de de outras professoras da escola para meninas da Srta Martin na série "Simply Quartet". Inclusive no livro "Simply Love" acompanhamos o romance de Sydnam Butler (irmão de Kit) que sofreu acidente na guerra.


Confesso que fiquei surpresa com essa família. Não imaginei que fosse gostar tanto deles. Tendo Os Bridgertons como referência de uma família ideal, amorosa e divertida, o primeiro volume dessa série chegou a me assustar porque achei que esses personagens seriam insuportáveis, inclusive Freyja. Qual a minha surpresa em perceber que ela se tornou uma das minhas mocinhas preferidas de romances de época. Não posso negar que a cada volume que passa fico mais curiosa sobre o romance de Wulfric, e imagino que será com certeza um dos meus favoritos da série.


Uma boa parte da história de Freyja é ambientada em Bath, local que a própria Jane Austen morou durante um tempo e mencionado também em suas obras. Como fiquei curiosa sobre os locais retratados resolvi compartilhar com vocês alguns pontos que Freyja passou durante sua estadia em Bath, segue abaixo as imagens:

Pump Room, fonte Wikipedia

Pump Room em 1798, fonte Wikipedia

Fonte de Água Mineral em  Pump Room, fonte Wikipedia

Pulteney Bridge, fonte Wikipedia

Pulteney Bridge em 1785, fonte Wikipedia

Great Pulteney Street, fonte Wikipedia

Great Pulteney Street Map

Sydney Gardens, fonte Wikipedia 

Desenho de uma feira em Sydney Gardens, aprox. 1836 artista desconhecido, fonte Wikipedia 

Sydney Place, fonte Wikipedia 


Apesar do romance não apresentar uma trama e desfecho surpreendente, e ser, de fato, uma história clichê de romance de época, foi um livro que me conquistou totalmente. Em minha opinião, o romance, a personalidade e história de vida dos protagonistas ganham um espaço importante e singular a história, e foi justamente isso que me encantou nesse volume. É uma leitura fluida, com diálogos e cenas divertidos e personagens sagazes e cativantes. Super recomendo!


Eloise G.F

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo