[Resenha] Uma Noite Inesquecível


Uma Noite Inesquecível
Autora: Lisa Kleypas
Editora Arqueiro
144 páginas

Após quatro volumes da série As Quatros Estações do Amor, Lisa Kleypas nos presenteia com um spin-off ambientado no período natalino, onde os leitores podem matar a saudade das queridas Folhas Secas e se deparar com um romance inédito, divertido e muito sedutor.


A série apresenta a história de Annabelle Peyton, Lillian Bowman, Evangeline Jenner e Daisy Bowman. As quatro jovens se tornam amigas em um baile onde dividem suas frustrações em não arranjar marido e tomar chá de cadeira. Elas fazem um juramento que consiste em ajudar a encontrar um pretendente antes que virem solteironas, portanto elas começam ajudando a mais velha da turma, no caso Annabelle. Sendo assim, cada volume retrata a busca por um bom partido e aborda o romance de uma dessas amigas, que se auto intitulam Folhas Secas.

“Então chegou o Natal em que Rafe Bowman, o irmão mais velho de Lillian e Daisy, veio para a Inglaterra. Depois disso, a vida de uma Flor Seca londrina nunca mais seria a mesma...” 

Nesse spin-off nos deparamos com uma história inédita que gira em torno do irmão mais velho de Lillian e Daisy, Rafe Bowman, um americano que chega a Londres com uma união arranjada com a bela e refinada Natalie Blandford. A família de Rafe enriqueceu através da empresa de fragrâncias e sabonetes de seu pai, portanto ele como sua família não são tão bem vistos pela aristocracia inglesa, por não possuírem o sangue nobre. E para piorar, Rafe, apesar de ser um rapaz muito atraente, possui terríveis modos e uma péssima reputação. O que leva o pai de Rafe acreditar que um casamento arranjado com uma nobre inglesa poderia melhorar sua imagem.

“-Você é um libertino desprezível e...
-Eu sei. Tenho vergonha de mim mesmo. – Mas não soava nem um pouco envergonhado.” 

“Se eu pudesse visitá-la como um estrangeiro que entra em um país desconhecido – aprender a sua linguagem, vagar além de todas as fronteiras a cada lugar particular e secreto-, eu ficaria para sempre. Eu me tornaria um cidadão de você.” 


No entanto, Rafe não consegue enganar a prima protetora de Natalie, Hannah, que fica chocada com seus modos, ousadia e atrevimentos, e tenta fazer de tudo para mostrar a prima o quanto esse casamento não seria apropriado. Mas o que Hannah não esperava era ela ser fisgada pelo maldito libertino.

“Ela parecia tão distinta, tão certinha, sentada ali com as saias perfeitamente arrumadas. E isso só o fazia querer ser muito, muito mau.” 

“Admita Hannah...eu mexo com suas tendências criminosas e você com certeza desperta o pior de mim.” 

“[...] o único presente que sempre vou querer [...] é você” 

Quando penso em spin-offs imagino histórias leves, curtinhas, que nos fazem relembrar o ambiente e universo daquela série que tanto amamos, e esse livro não deixa de apresentar esses aspectos, no entanto, Lisa Kleypas consegue escrever em poucas páginas um romance profundo, divertido, romântico, extremamente sedutor e incrível. Esse livro subiu vários degraus se tornando um dos meus preferidos da série, vindo atrás apenas de Era Uma Vez no Outono.


Esse é o tipo de leitura que quando você inicia não consegue parar. O romance entre Rafe e Hannah é envolvente e muito sedutor, e o melhor, a autora consegue abordar o romance dos protagonistas sem deixar de mencionar os relacionamentos e casais das outras histórias que tanto amamos. O natal ficou ainda mais mágico lendo esse livro.


“[...] o Natal não era apenas um dia. Natal era um sentimento.”

“[...] o segredo da felicidade é simplesmente parar de tentar.” 

“[...] você não pode ir à procura da felicidade como se fosse um sapato que perdeu debaixo da cama. Você já a tem, entende? Só tem que se permitir ser feliz.” 


Outro ponto que adorei foi o fato da autora ter inserido elementos da época como mencionar o uso de velas e saias de árvore nas decorações de natal, ou sobre uma das origens da árvore de natal. Fico fascinada quando os autores se preocupam em trazer um conteúdo inteligente e interessante para dar mais vida a trama, e Kleypas sempre faz isso em suas histórias. Outros elementos mencionados foram o livro “Um Conto de Natal” de Charles Dickens que Hannah lê para algumas crianças, que é uma história que gira em torno do rabugento Scrooge que, no período de natal, é visitado pelo fantasma de Marley, seu antigo sócio e isso muda sua vida; e a música Doze Dias de Natal cantada pelas Folhas Secas, - achei a letra completa na internet, segue abaixo:

“No primeiro dia de Natal o meu verdadeiro amor deu-me: uma perdiz numa pereira.
No segundo dia de Natal o meu verdadeiro amor deu-me: 2 pombas-rolas e uma perdiz numa pereira.
No terceiro dia de Natal o meu verdadeiro amor deu-me: 3 galinhas francesas, 2 pombas-rolas e uma perdiz numa pereira”. (Dia após dia, ela vai narrando, em ordem decrescente, o que o “meu amor deu-me”).
“No quarto dia de Natal o meu verdadeiro amor deu-me: 4 pássaros cantando...
No quinto dia de Natal o meu verdadeiro amor deu-me: 5 anéis dourados...
No sexto dia de Natal o meu verdadeiro amor deu-me: 6gansos chocando...
No sétimo dia de Natal o meu verdadeiro amor deu-me: 7 cisnes nadando...
No oitavo dia de Natal o meu verdadeiro amor deu-me: 8 servas ordenhando...
No nono dia de Natal o meu verdadeiro amor deu-me: 9 senhoras dançando...
No décimo dia de Natal o meu verdadeiro amor deu-me: 10 lordes saltando...
No décimo primeiro dia de Natal o meu verdadeiro amor deu-me: 11 flautistas tocando...”
E termina dizendo:
“No décimo segundo dia de Natal o meu verdadeiro amor deu-me: 12 tocadores de tambor, 11 flautistas tocando, 10 lordes saltando, 9 senhoras dançando, 8 servas ordenhando, 7 cisnes nadando, 6 gansos chocando, 5 anéis dourados, 4 pássaros cantando, 3 galinhas francesas, 2 pombas-rolas e uma perdiz numa pereira...” (FONTE)

Illustration for Harper's Bazaar, published 1 January 1870. - fonte Wikipedia

Glade jul by Viggo Johansen (1891)fonte Wikipedia

Christmas tree painting 1877 by H. J. Overbeekfonte Wikipedia

  
Além do romance arrebatador, o livro apresenta muitas cenas divertidas. A minha favorita é a que Hannah é consolada pelas quatro amigas, (como amei essa cena!), mas teve vários outros momentos que resultaram em muitas gargalhadas, a maioria girando em torno de Lillian, minha personagem favorita da série. Para ler esse livro é importante conhecer os quatro volumes da série As Quatro Estações do Amor, o que tornará essa leitura ainda mais encantadora e agradável. Se você já é fã da série não perca tempo, leia porque vale muito a pena. Super recomendo!

Para fechar a resenha segue uma passagem que reflete direitinho o significado da amizade verdadeira e pura que envolve as queridas Folhas Secas:


“Hannah respirou fundo, trêmula, olhando para as quatro. Elas formavam um grupo peculiar, todas tão inteligente e belas, mas...diferentes. Hannah tinha a sensação de que essas mulheres encorajavam as excentricidades umas das outras e apreciavam suas diferenças. Qualquer coisa poderia ser dita ou feita entre elas, e, seja lá o que fosse, elas aceitariam e perdoariam. Às vezes, em algumas raras e maravilhosas amizades, o laço do amor fraternal era muito mais forte do que qualquer laço de sangue.” 


Eloise G.F

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo